IR PARA O TOPO

12 frases que mostram como Friedrich Hayek era realmente brilhante

Friedrich August Von Hayek (1899-1992), foi um brilhante economista da Escola Austríaca de Economia. Ganhador do prêmio Nobel de Economia de 1974, Hayek foi uma importante influência no pensamento liberal do século XX. Em seu best-seller, O caminho da servidão, publicado em 1944, ele demonstrou como a substituição da economia de mercado por um sistema de planejamento central fatalmente acabariam em pobreza e servidão. Exatamente o que ocorreu, por exemplo, na União Soviética, no Leste Europeu e em Cuba. A história se encarregou de comprovar as previsões de Hayek.

 

Friedrich Hayek

 

"Se lutamos pelo dinheiro, é porque ele nos permite escolher da forma mais ampla como melhor desfrutar os resultados de nossos esforços."

 


 

"Com o sucesso nasceu a ambição - e o homem tem todo o direito de ser ambicioso."

 


 

 

"É significativo que uma das objeções mais frequentes à concorrência é que ela é 'cega'. Convém lembrar, entretanto, que, para os antigos, a cegueira era atributo da deusa da justiça."

 


 

"A luta pela segurança tende a ser mais forte do que o amor à liberdade."

 


 

"Há muita confusão nas discussões atuais, em função do uso freqüentemente inadequado da palavra "inflação". Seu significado original e adequado é este: um aumento excessivo da quantidade de dinheiro que, por sua vez, determina um aumento de preços. Um aumento geral de preços, porém, causado, por exemplo, por uma escassez de alimentos decorrente de más colheitas não é inflação."

 


 

 

"A geração de hoje cresceu num mundo em que, na escola e na imprensa, o espírito da livre iniciativa é apresentado como indigno e o lucro como imoral, onde se considera uma exploração dar emprego a cem pessoas, ao passo que chefiar o mesmo número de funcionários públicos é uma ocupação honrosa."

 


 

"Não foram os fascistas, mas os socialistas, que começaram a arregimentar as crianças desde a mais tenra idade em organizações políticas para garantir que elas se tornassem bons proletários."

 


 

"O 'objetivo social' ou o 'propósito comum' para o qual se pretende organizar a sociedade costuma ser vagamente definido como o 'bem comum', o 'bem-estar geral' ou o 'interesse comum'. Não é necessário muito esforço para se perceber que esses termos não estão suficientemente definidos para determinar uma linha específica de ação. O bem-estar e a felicidade de milhões não podem ser aferidos numa escala única de valores."

 


 

"O coletivismo em proporções mundias parece inconcebível, a não ser para atender aos interesses de uma pequena elite dirigente."

 


 

"Fracionar ou descentralizar o poder corresponde, forçosamente, a reduzir a soma absoluta de poder, e o sistema de concorrência é o único capaz de reduzir ao mínimo, pela descentralização, o poder exercido pelo homem sobre o homem."

 


 

 "Quase que por uma lei da natureza humana, parece ser mais fácil aos homens concordarem sobre um programa negativo - o ódio a um inimigo ou a inveja aos que estão em melhor situação - do que sobre qualquer plano positivo"

 


 

 "Para que o indivíduo possa empregar com eficácia seus conhecimentos na elaboração de planos, deve estar em condições de prever as ações do Estado que podem afetar esses planos"

 


 

 

Se você se identifica com as ideias de Hayek vai gostar de conhecer esses produtos. Clique aqui para conferir

 

 

camiseta mises somente ideias podem iluminar escuridão

 

Compartilhar

Sobre o Autor

Vista Direita

Somos uma marca que transmite ideias conservadoras e liberais, ou seja, mais a direita no espectro político. Nosso objetivo é dar voz a todos que querem contribuir para o fim da hegemonia esquerdista na cultura, artes e informação. Conheça nossa loja em www.vistadireita.com.br e veja como você pode expressar suas ideias.