IR PARA O TOPO

Paulo Freire, por que ele me dá náuseas

Paulo Freire (1921-1997): o patrono da educação brasileira. Educação Brasileira: em penúltimo lugar no Ranking Global da Educação.

 

O texto a seguir é um desabafo de um professor cansado de ver o ensino baseado em Paulo Freire arruinando a educação brasileira.

 


Sabe qual o problema com a educação? Ela foi dominada por "educadores". Onde estão os professores?

Quando leio artigos, com a mesma ladainha, só que renovada, de que "os alunos não tem interesse" fico pensando em qual pesquisa o autor se baseou para repetir este cliché surrado. Os alunos não demonstram interesse quando professores perdem a condução do processo, quando já não sabem mais dar boas aulas expositivas e quando demonstram não oferecer absolutamente nada ao perguntar coisas como "o que vocês querem ver hoje?"

E provas, caros pedagogos, não servem para estigmatizar ou traumatizar um alunos, mas para avaliar onde se deve melhorar a própria aula. A sala de aula, este espaço nunca comentado por vocês, ao invés de "meio social", ao invés de "histórico do aluno", ao invés de "direitos do aluno" etc. é que deve ser prioridade. Como vocês, pedagogos, se sentem ao enfiar uma retórica baseada em direitos ao aluno sem a equivalente lista de deveres? Então, quando se propõe algo prático que tira crianças e jovens do mundo do crime (como as escolas militares) e se expõe à críticas, o que vocês fazem? Atacam com palavras vazias, cheias de poesia que não levam a nada, não constroem nada e servem de eterna chorumela para que tudo continue absolutamente igual. Duvido que vocês tenham passado duas décadas e meia em todos os níveis de ensino, que sequer conheçam a realidade de escolas privadas e públicas que não sejam pelos corredores de cursos universitários onde cultuam um inútil chamado Paulo Freire.

Sabe qual a diferença entre um professor de verdade e um 'educador'? O primeiro encara turmas de 50, 100 ou 200 alunos e destrincha qualquer conteúdo fazendo alguns desses alunos querendo estudar mais em seu tempo livre, alguns, pois nem todos tem o mesmo interesse. Isto é algo que vocês nunca serão capazes de fazer se não encararem o mundo prático, a lida diária e saírem de sua zona de conforto da academia onde passam mais tempo na cantina ou nos corredores em busca de cafezinho com pó de péssima qualidade comprado pela administração universitária. Gostaram desta simples verdade?

Aprendam que educador não é, exclusivamente, um indivíduo em sala de aula, mas todos que com seu exemplo ensinam algo, pais, mães, bombeiros, policiais, comerciantes etc. Infelizmente, alguns dão como exemplo a enrolação, o lero-lero e a completa ausência de propostas práticas e o resultado está aí, por décadas ostentamos os piores índices em desempenho educacional em qualquer avaliação internacional. Parabéns 'educadores', vocês conseguiram destruir gerações.

 

canalhas mil vezes jair bolsonaro

Compartilhar

Sobre o Autor

Vista Direita

Somos uma marca que transmite ideias conservadoras e liberais, ou seja, mais a direita no espectro político. Nosso objetivo é dar voz a todos que querem contribuir para o fim da hegemonia esquerdista na cultura, artes e informação. Conheça nossa loja em www.vistadireita.com.br e veja como você pode expressar suas ideias.